Centro de eventos será construído na Praça Hermógenes Freire da Costa e lago sumirá.

Licitação da reforma da Praça Hermógenes já foi feita e a verba veio através de convênio.
Foto: Pierre Sampaio
A Praça Hermógenes Freire da Costa, reinaugurada e reformada pelo antigo prefeito Paulo Lobo, vai ser novamente reformada. O espaço será reestruturado e será construído um centro de eventos no local. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, a verba utilizada para a obra, orçada em R$ 608.824,69, veio por meio de convênios celebrados em 2011, com o Governo Federal, por meio do Ministério de Turismo.

Segundo a Secretária de Projetos, Cláudia Magalhães, o atraso para o início das obras se deve ao fato das empresas vencedoras da licitação serem de fora da cidade. “As empresas que venceram as licitações são de fora da cidade. A Prefeitura fechou as licitações para que as obras começassem logo em seguida, vamos notificar as empresas e se não houver andamento as licitações serão canceladas e outras serão realizadas”, disse a Secretária.

Será realizada troca total do piso, substituindo o azulejo por pedras portuguesas, devido ao atual material não ser adequado para áreas de grande circulação. O projeto prevê ainda a ampliação das rampas de acesso, colocação de novos canteiros, árvores de porte médio, postes decorativos e lixeiras recicláveis.

Secretaria de Urbanismo fez pesquisa com alguns cidadãos para elaborar a reforma da praça. Clique para ampliar.
 Segundo pronunciamento do Subsecretário Aldeense de Urbanismo, Liz Valladares, o lago é inapropriado visto que logo ao lado está a Laguna Araruama, além dos gastos de manutenção serem elevados gerando desperdício de verba pública. O lago artificial localizado no centro da praça, será aterrado e transformado em um novo playground, cercado de árvores e mantendo as atuais grades de proteção.

Além da revitalização, a Praça Hermógenes Freire da Costa, vai ganhar também um centro de eventos. O projeto prevê um novo deck de madeira, respeitando as questões ambientais, já que o material utilizado não caracteriza construção fixa. O desenho do deck vai abraçar o novo anfiteatro que será construído na praça. O madeiramento vai se estender até o moinho, encontrando o fim da passarela e fechando o sistema de circulação e acesso para todos os cantos da praça. Um palco de 200m² também será feito, para apresentações culturais no município.

Também será erguida uma pista de skate, que será construída dentro dos padrões tricks. O projeto da pista contou com a participação e auxílio dos atletas locais da modalidade.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem