Representantes da Cultura participam de reunião sobre Plano Municipal de Cultura


Representantes do Ministério da Cultura participam de uma reunião que aconteceu nessa quarta-feira (12) na Casa de Cultura de São Pedro da Aldeia. O encontro reuniu os municípios da Baixada Litorânea em torno das discussões sobre o Plano Estadual de Cultura. O representante regional do Ministério da Cultura (MINC) nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Marcelo Velloso e o coordenador de Políticas Culturais da Representação Regional Rio de Janeiro e Espírito Santo, Reginaldo Magalhães, fizeram parte do evento a convite do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, professor Evaldo Bittencourt. Representando a Secretaria de Estado de Cultura, Delmar da Silva, trouxe informações sobre como está o processo de debates em outras regiões do estado. A próxima reunião da Baixada Litorânea será realizada no dia 09 de julho, em Iguaba Grande.

Dos onze municípios que compõem a Baixada Litorânea, cinco estiveram presentes: a secretária de Educação e Cultura de Araruama Berta Antunes, o representante da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu Álvaro Rodrigues, o coordenador de Cultura de Armação dos Búzios Fabio Alencar e o secretário de Cultura de Cabo Frio, José Facuri. O anfitrião, professor Evaldo Bittencourt, explicou que convidou os representantes do (MINC) após ter sido recebido pela equipe do Ministério, em reunião no Rio de Janeiro.

O secretário José Facuri, informou logo no início, que o objetivo das reuniões que vêm ocorrendo desde o início de maio é identificar um eixo integrador entre os 11 municípios, a fim de que seja elaborado um documento que será enviado à secretaria de estado. Evaldo Bittencourt deixou claro que o prefeito Cláudio Chumbinho, tem se empenhado para a realização da Conferência Municipal de Cultura e na criação do Plano Municipal de Cultura. Para Evaldo, pensar em um consórcio de cultura na região é materializar um sonho e reforçar o desejo que todos têm de fazer acontecer.

Marcelo Velloso, representante do Ministério da Cultura, disse que tem trabalhado para mobilizar e sensibilizar os municípios a realizarem as conferências. Marcelo informou que o Estado do Rio de Janeiro já encaminhou, através da secretaria de Estado de Cultura, à Assembleia Legislativa a nova lei de cultura do Estado. Ele elogiou a iniciativa dos municípios da região na criação do fórum regional: “Acho bacana essa organização. Esta é uma experiência que deu certo em outras regiões do país e tem tudo para funcionar aqui também”, disse Marcelo.

Representando a Secretaria de Estado de Cultura, Delmar da Silva, explicou que a secretaria de estado está discutindo os planos setoriais de cultura, que no ano que vem, serão transformados em programas ou projetos que servirão de base para a discussão do Plano Estadual de Cultura. Ele estimulou a criação de fóruns para as discussões regionais. “É importante que os municípios se organizem e façam planos regionais”, afirmou Delmar.

Evaldo Bittencourt defendeu a ideia de que os municípios sejam produtores e não apenas reprodutores de Cultura. Para ele o Plano Municipal de Cultura deve incluir as minorias da cidade.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem