Parque Natural Municipal é apresentado em consulta pública

Reunião contou com presença de proprietários que terão parte de suas terras desapropriadas.
O projeto para a criação do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense foi apresentado na noite de terça-feira (04) na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia em uma consulta pública que envolveu alguns proprietários de terrenos das áreas que serão desapropriadas, membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente, moradores e funcionários da municipalidade.

O projeto, que faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, foi apresentado pela secretária de Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad, que explicou que a totalidade que será transformada em parque (4,5 milhões km2) é área não edificável e que as negociações com os proprietários já se encontra em andamento.

“Alguns deles tem até projetos de turismo ecológico para serem implementados no local. Estamos apenas no começo das negociações”, afirmou a secretária.

O parque terá corredores ecológicos ligando os Morros do Milagre e Frade, conforme determina a lei federal que regula a criação dessas áreas verdes. O modelo que será adotado em São Pedro da Aldeia permite a exploração turística do local, com esquema de fiscalização.

Ao final da consulta pública, a palavra foi aberta à plateia, que fez perguntas e sugestões. Foi aberto um prazo de 15 dias para novas manifestações populares e a partir daí, começará o processo de criação do parque.

“As ideias, dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para a Secretaria nos próximos 15 dias. Depois disso, começa a formatação do parque”, explicou Adriana.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem