Lua ficará 14% maior e 30% mais brilhante neste domingo (23/06)

Fenômeno da Super Lua só voltará a se repetir em 2014
Na noite de amanhã (23/06) está prevista a Super Lua, um espetáculo em que o satélite natural da Terra ficará 14% maior e 30% mais brilhante devido ao perigeu lunar, ponto de maior aproximação com o planeta. Os que não conseguirem visualizar este ano, o fenômeno só terá outra chance no ano que vem.

O perigeu lunar acontece devido a órbita elíptica da Lua com a Terra, um círculo não perfeito, em que a distância varia em pontos distintos da órbita. No fenômeno, ela fica cerca de 356 mil km distante da Terra, enquanto a média é de aproximadamente 380 mil km. Como na maioria das vezes isso não coincide com a Lua cheia, fica mais difícil perceber o fenômeno.

Segundo Gustavo Amaral Lanfranchi, coordenador do mestrado em astrofísica da Universidade Cruzeiro do Sul, o melhor horário para observar a Superlua é no início da noite, quando ela está perto do horizonte pois fica mais fácil comparar com o tamanho dos prédios e das árvores como destacou o cientista.

A Lua influencia nas marés da Terra, mas, segundo os cientistas, não há motivos para esperar ondas perigosamente acima do normal.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem