Escolas de São Pedro da Aldeia realizam conferência livre para a CONAE

As escolas municipais de São Pedro da Aldeia realizaram na quarta-feira (12), as discussões para a Conferência Nacional de Educação (CONAE). Nessa etapa, a comunidade escolar, pais, alunos, professores, profissionais da educação, associações de moradores e demais atores sociais participaram durante todo o dia, nas escolas, das discussões temáticas, propostas pelo Fórum Nacional de Educação, através do “Documento-Referência”.

Durante as conferências livres, foram discutidos e propostos caminhos para a educação brasileira. Os eixos que nortearam as discussões foram: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de educação: organização e regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Segundo a subsecretária de Educação, Fátima Motta, o comparecimento dos profissionais da educação e da população foi muito importante porque demonstrou a preocupação com eixos centrais. “Cumprimos o nosso dever, as escolas se transformaram em um espaço de encontro, comunicação, discussão e mobilização social. A população de São Pedro da Aldeia deu uma demonstração de que entende a necessidade de se envolver e participar na elaboração de políticas públicas para a educação. A educação é uma das grandes preocupações do Prefeito Cláudio Chumbinho”, disse Fátima.

Nas 42 escolas da Rede Municipal de Ensino a CONAE aconteceu com sucesso. Além da comunidade escolar, moradores dos bairros e representantes de associações participaram das discussões com sugestões e propostas. Para a diretora Rosângela de Jesus Lisboa da Costa, da Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro, a conferência foi importante porque fez com que a comunidade fosse à escola e opinasse nas questões da educação. Na Escola Municipal Vinhateiro, a presença dos moradores também foi o diferencial: muitas pessoas compareceram e participaram ativamente de todas as discussões. A diretora Josiane da Silva Fonseca Buarque, disse que o evento serviu, entre outras coisas, para dinamizar o processo da participação dos moradores do bairro na escola. Na Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, os debates ocorreram na parte da manhã e também atraíram muitas pessoas da comunidade.

De acordo com informações do Ministério da Educação, a II Conferência Nacional da Educação (CONAE 2014) que será realizada em fevereiro de 2014, em Brasília, será um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores distintos e profissionais interessados na construção de políticas de Estado.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem