Igreja mantém expectativa de 2,5 milhões de pessoas na Jornada Mundial da Juventude

A Igreja Católica trabalha com a expectativa máxima de público de 2,5 milhões de pessoas para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio, entre os dias 23 e 28 de julho, e vai ter a presença do papa Francisco. Apesar do número atual de inscritos estar em 244 mil, é esperado que as inscrições aumentem bastante a partir de junho, devendo chegar entre 400 mil e 450 mil. A presença total de público, porém, tomando por base as jornadas anteriores ocorridas em outros países, é sempre bem superior à quantidade de inscritos.

A avaliação foi feita hoje (30) pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, durante missa alusiva a Corpus Christi, na Igreja de Santana, na região central da cidade. A nave principal da igreja foi decorada com um tradicional tapete feito de areia colorida, que foi percorrido pelo religioso. Entre as imagens desenhadas, o símbolo da JMJ e o rosto do papa Francisco.

“Nós nunca dissemos que haveria 2 milhões de inscrições. O que dissemos é que precisaríamos preparar um lugar para acolher essas pessoas. Em Madri [onde ocorreu a última jornada, em 2011], foram 400 mil inscrições, mas a missa final chegou a 2 milhões de pessoas. Em Copacabana ou no Campo Fidei [fazenda em Guaratiba, na zona oeste, onde será a missa final] pensamos em acolher 2 milhões de pessoas”, explicou dom Orani.

Segundo o arcebispo, não há necessidade para todos se inscreverem. “O evento é aberto e os cariocas, que serão a maioria dos participantes, não precisam se inscrever. Se chegarem mais peregrinos, teremos que nos apertar. Estamos preparados para receber até 2,5 milhões de pessoas”, disse dom Orani. Ele esteve recentemente no Vaticano com o papa Francisco que na ocasião se mostrou muito alegre em participar do evento no Rio e fez questão de mandar uma benção especial aos brasileiros.

De acordo com a organização da jornada, 60% dos inscritos até agora são do Brasil, 20% de países latino-americanos e os demais 20% de outros países. Os três países que mais estão enviando peregrinos são Argentina, França e Estados Unidos. A inscrição garante acomodação e refeições durante os dias do evento. As inscrições para a jornada podem ser feitas no endereço www.rio2013.com.

Créditos à Agência Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem