Chumbinho participa de reunião no Palácio Guanabara em prol do SAERJ

Da esquerda para direita: Cláudio CHumbinho, Sérgio Cabral e Evaldo Bittencourt
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, realizou reunião hoje (28/05) na sede do governo estadual, Palácio Guanabara, em prol da adesão dos municípios ao Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro – SAERJ. Representando São Pedro da Aldeia, estiveram presentes o prefeito Cláudio Chumbinho e o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Evaldo Bittencourt.

Evaldo foi convidado para se pronunciar em nome de todos os secretários estaduais de educação. Em sua fala destacaram-se a importância do sistema para a produção de um diagnóstico mais preciso na qualidade do ensino público.

São Pedro da Aldeia aderiu ao SAERJ em abril deste ano. Atualmente, 57 dos 92 municípios fluminenses já utilizam a avaliação que monitora a qualidade do ensino na rede pública.

SAERJ

O SAERJ, criado em 2008, é uma prova que prioriza a avaliação dos estudos do português e matemática. Os testes são aplicados anualmente para o 5º ano e o 9º anos do Ensino Fundamental, a 3ª série do Ensino Médio, o 4º ano do Curso Normal, fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluintes do Programa Autonomia.

Dentro do mesmo contexto, o Saerjinho é aplicado bimestralmente, desde 2011, para estudantes do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio regular, do Curso Normal, e fases específicas da EJA, da Nova EJA e do Programa Autonomia, com o objetivo de acompanhar o rendimento dos estudantes durante o ano letivo, identificando e corrigindo as dificuldades encontradas. Além das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, os alunos do Ensino Regular também são avaliados em Ciências (Ensino Fundamental) ou Química; Física e Biologia (Ensino Médio); História e Geografia.

Créditos ao Diário Aldeense
Chumbinho participa de reunião no Palácio Guanabara em prol do SAERJ Chumbinho participa de reunião no Palácio Guanabara em prol do SAERJ Reviewed by Higor Soares on 21:57 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.