São Pedro da Aldeia ganhará Instituto Internacional de Pesquisas com cerca de 25 laboratórios.

Um grande empreendimento está a caminho de se instalar na Região dos Lagos, especificamente na cidade de São Pedro da Aldeia. O Instituto Internacional de Pesquisas XMAR construirá na cidade um complexo dividido em dois pavimentos e contará com diversos centros de pesquisa, estudos e 25 laboratórios (de nível II e III de segurança, biometria e filmagem). A previsão é de entregara  área em 2 anos.

O Instituto tem como finalidade, desenvolver investigações científicas em ambientes marinho, para estruturar e operar um sistema de gestão ambiental local e global. Os moldes de construção serão semelhantes aos do Oceanário de Lisboa. Todo o projeto arquitetônico será assinado por Caíque Niemeyer, bisneto do saudoso Oscar Niemeyer. Em visita a São Pedro da Aldeia, Caíque Niemeyer sobrevoou a cidade, acompanhado do prefeito Cláudio Chumbinho, que recepcionou o arquiteto.

Também está previsto no projeto, uma biblioteca, um museu marinho e do pescador, auditórios para palestras e um centro gastronômico serão construídos. Cerca de quatro aquários do instituto vão expor a flora e fauna marinha, apresentando para os visitantes o maior número possível de espécies do eco-sistema marinho.

Na parte sócio-educacional, o Instituto contará com tratamento de crianças especiais, com desenvolvimento de atividades psicomotoras. Curso de Pós Graduação, de Mestrado e Doutorado serão ministrados no local, em parceria com universidades locais e de outros estados. Além disso, programas de estudo, pesquisas e projetos voltados para a área cultural serão realizados, como o teatro marítimo.

Toda a segurança do complexo será israelense. Os locais serão monitorados, com segurança de nível I, determinada pelas normas internacionais. A segurança contará também com uma torre de monitoramento, com equipes que vão acompanhar as ações realizadas na Laguna, para a preservação de espécies.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem