São Pedro da Aldeia ganhou Núcleo Integrado de Homicídios oficialmente nesta terça-feira (02/04)

Núcleo instalado em São Pedro da Aldeia atenderá toda a Região dos Lagos e funcionará na 126º DP
foto: Renato Proença
A cerimônia que inaugurou o Núcleo Integrado de Homicídios da Região dos Lagos aconteceu nesta terça-feira (02/04) no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia. O núcleo se encarregará de todos os casos de atentado contra a vida, o projeto é uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, para agilizar as apurações de criminais hediondos. O contingente será formado por policiais de todas as delegacias da região e funcionará na Delegacia Legal, no bairro Balneário. 

“Tudo o que estamos conseguindo é fruto de muito trabalho e de parcerias. A nossa população vem crescendo muito e com a chegada desse Núcleo teremos um aumento de segurança na cidade. Além da segurança pública, também vamos investir na educação e no social em São Pedro da Aldeia, acredito que tudo parte de uma boa educação. Agradeço ao Governo do Estado por mais essa parceria, que só vem beneficiar nossa cidade e Região”, disse o prefeito Cláudio Chumbinho.

O núcleo em São Pedro da Aldeia, além de atender a cidade sede, vai compreender as cidades de Araruama, Saquarema, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e Arraial do Cabo. Os municípios que serão atendidos formam a 4ª Área Integrada de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Para aumentar as diligências de homicídios e melhorar o estágio de preservação dos locais dos crimes, as ações das polícias Civil e Militar serão conjuntas. Os policiais militares, civis e bombeiros militares serão treinados, para estratégias de combate ao homicídio, adequação e integração.

“Faremos junto às outras delegacias da Região esse trabalho para combater os homicídios nas cidades. São Pedro da Aldeia vai receber essa atuação integrada das polícias, desde o aprimoramento dos locais de homicídios até a troca de informações para o serviço de inteligência. Cada unidade integrante cederá policiais nos períodos de 8h ás 20h e de 20h às 8h. Esses policiais estarão nas bases específicas aguardando qualquer acionamento”, afirmou o delegado aldeense Luiz Cláudio Cruz.

Para a Chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, o projeto surgiu a partir da cobrança da Secretaria de Segurança Pública, junto as polícias Civil e Militar. De acordo com ela, as soluções partirão das cidades e haverá o fortalecimento das relações entre as mesmas.

“A vinda do Núcleo Integrado de Homicídios surgiu a partir de uma cobrança que a Segurança Pública, fez junto à polícia Militar e Civil, para que haja a diminuição dos índices criminais. A necessidade desse núcleo na Região dos Lagos nos foi passada pelo delegado do 4º departamento de polícia de área, solicitando uma ação especial. Vamos preservar os locais dos crimes, já que a resolução dos inquéritos é o grande passo para chegar aos autores. Esse é o ideal que estamos propondo para São Pedro da Aldeia e para a região, soluções partindo daqui, fortalecendo as relações entre as polícias. Tenho certeza que dará certo, como ocorreu nas outras áreas do Estado”, explicou a Chefe da polícia civil.

Ressaltando a resolução dos problemas e o interesse da polícia em que haja uma segurança pública cada vez melhor em São Pedro da Aldeia e na Região, o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, falou das preocupações da população e dos pilares que regem a segurança pública em todo o Estado do Rio de Janeiro.

“A iniciativa desse Núcleo integrado demonstra a busca por solução para o índice de criminalidade na região. Com a chegada das UPP e dos Núcleos Integrados no Rio de Janeiro, muito foi dito sobre a migração da violência para o interior do Rio, mas o andamento não foi dessa forma como é dita. Estamos promovendo mudanças na forma de agir das polícias, buscando soluções com as instituições. Mensalmente um mapa do nosso estado se abre para nós, avaliamos quatro metas de baixa de índice criminais, se isso não ocorre vamos analisar onde está o erro, que impede a chegada a essas metas propostas. Vamos acompanhar esse Núcleo Integrado da mesma forma e avaliar a queda dos índices de homicídios. Com esse Núcleo em São Pedro da Aldeia vamos prever, antecipar e combater os crimes. O antídoto de um homicídio é a prisão do autor, que evita novos crimes”, finalizou Beltrame.

Créditos ao Diário Aldeense
Com informações da Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem