Prefeitura aldeense e Senai abrem inscrições para o Programa Jovem Aprendiz

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RJ), já abriu o período de inscrições para o Programa Jovem Aprendiz. Inicialmente, estão sendo oferecidas 80 vagas para jovens entre 18 a 22 anos e meio de idade em três cursos profissionalizantes: carpinteiro, armador e construtor de edificações. As inscrições vão até o dia 25 de abril. Os interessados deverão comparecer à sede da Secretaria, localizada à Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário (próximo ao Horto Escola) ou ao Banco de Oportunidades Itinerante, que nesta quarta-feira (10) vai estar no bairro Cruz, na Escola Municipal Capitão Costa. É necessário levar cópias dos documentos de identidade e CPF.

A prova de seleção acontecerá no dia 27 de maio na Escola Municipal Feliciano Sodré, no Centro da cidade, no período das 9h às 11h. Os alunos deverão chegar ao local com 1h de antecedência, munidos do documento de identidade ou carteira de trabalho, além de caneta preta ou azul. A previsão de início das aulas é para o dia 02 de maio. O local onde serão ministrados os cursos ainda está sendo acertado pela Prefeitura.

Será formado um total de quatro turmas com jornadas de 4h diárias. O curso de construtor de edificações terá duas turmas de 40 alunos: uma no turno da manhã e outra à tarde. Para armador, uma turma de 20 alunos será formada no turno da manhã. Já o curso de carpinteiro acontecerá somente na parte da tarde e contará com 20 vagas. A duração de cada curso é de, aproximadamente, um ano. Depois de concluído, os alunos terão garantia de contratação pelas empresas parceiras do Projeto e terão todos os direitos trabalhistas conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como férias, 13º salário, vale transporte, entre outros.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, os cursos são uma grande oportunidade para a qualificação profissional dos jovens aldeenses e a garantia do ingresso no mercado de trabalho. “Os cursos são uma porta de entrada para os nossos jovens ao ensino profissionalizante e, consequentemente, ao mercado de trabalho em empresas de toda a região. Estamos muito felizes com essa parceria firmada com o Senai e esperamos trazer outras modalidades de cursos de capacitação profissional. A geração de emprego e renda para a população tem sido uma das grandes prioridades do Prefeito Cláudio Chumbinho”, ressaltou.

Na parceria, o SENAI vai oferecer os professores, pedagogos, instrutores, materiais didáticos e consumíveis, equipamentos, máquinas e todo o aparato técnico necessário. Em contrapartida, a Prefeitura vai ceder o espaço físico e toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades. A parceria entre o Senai e a Prefeitura ainda prevê a chegada de outros cursos. Por isso, a SAGAT também está realizando a inscrição de jovens na faixa entre 14 a 22 anos. “Desde já nós estamos fazendo o cadastramento de reserva, aguardando a confirmação de chegada de novos cursos”, informou a diretora de Trabalho e Renda, Vanuza de Arruda.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem