Inauguração da UPA de São Pedro da Aldeia tem dois anos de atraso. Nova data de inauguração foi anunciada.

A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio, tinha data de inauguração prevista para abril de 2011. Após dois anos de prazos estendidos, a unidade de saúde ainda não funciona, o prédio, já construído, está abandonado e há denúncias de depredação e furtos nos terrenos e dentro da estrutura da unidade.

Várias estruturas metálicas que compõem o prédio estão visivelmente enferrujadas. Sem manutenção, o suporte que continha a caixa d´água que abastece a UPA cedeu e a carcaça está tombada, no chão, cercado do mato alto que tomou conta de todo o terreno. O solo sob o prédio está encharcado.

Por causa do visível abandono, o prédio foi alvo de vandalismo. As portas foram arrombadas e materiais de construção foram roubados. Para tentar impedir a ação dos bandidos, uma das portas foi travada pelo lado de dentro com um pedaço de madeira.

José Carlos Gama, funcionário que fazia a vigilância da unidade, abandonou o trabalho por falta de pagamento. Ele conta que várias caixas com material que seria usado para o acabamento da UPA foi roubado. "Levaram oito caixas de argamassa. Eu guardei um saco de cimento em um outro quarto, mas agora não sei se também levaram", comentou. O vaso sanitário de um dos banheiros de visitantes foi levado.

A dona de casa Eliete Duá ficou indignada com a situação da unidade de saúde. "Cadê os médicos? Cadê o funcionamento dessa UPA que já tem dois anos? Está tudo caindo aos pedaços. Eles mexem um 'bocadinho' e param. E vai tapeando o povo", disse.

A UPA tem capacidade para atender cerca de 300 pacientes por dia. Uma alternativa para aliviar o caos no pronto socorro de São Pedro da Aldeia.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a UPA de São Pedro D'aldeia é uma unidade tipo dois e receberá investimentos de cerca de R$ 3,9 milhões em obra e equipamentos. A unidade vai contar com pediatras, médicos socorristas, laboratório para a realização de exames, salas de raios-x, gesso e outros procedimentos de emergência.

O projeto conta, também, com leitos de unidade intensiva e semi-intensiva e observação, tanto adulto quanto infantil. A inauguração da UPA de São Pedro da Aldeia depende da chegada dos equipamentos, que segundo o estado, ainda não foi entregue por causa de um atraso por parte dos fornecedores. O novo prazo pra entrega é julho de 2013.

Créditos ao G1
Inauguração da UPA de São Pedro da Aldeia tem dois anos de atraso. Nova data de inauguração foi anunciada. Inauguração da UPA de São Pedro da Aldeia tem dois anos de atraso. Nova data de inauguração foi anunciada. Reviewed by Higor Soares on 20:09 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.