Campanha de vacinação contra a gripe continua até o dia 26 de abril em São Pedro da Aldeia

foto: Pierre Sampaio
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, já iniciou a Campanha de Vacinação contra a gripe. 4.400 doses da vacina já estão disponíveis no município e foram distribuídas para outras 12 unidades de saúde, além da policlínica do Centro e da Base Aeronaval. O período de vacinação é das 8h às 17h. Devem se vacinar idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, indígenas e profissionais de saúde. Este ano, foram incluídos no público-alvo os doentes crônicos e mulheres no período pós-parto até 45 dias. A mobilização, que está em sua 15ª edição, é uma iniciativa do Ministério da Saúde e se estende até o dia 26 de abril.

A coordenadora municipal de Imunização, Ângela Maria Santa Bárbara, comentou sobre a importância da ação. “Com a chegada de mais 2.200 doses da vacina nessa quarta-feira, esperamos que a adesão seja ainda maior. A vacinação é fundamental para o grupo de risco, pois protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada. Principalmente os idosos, crianças e grávidas que, por conta da baixa imunidade, correm mais riscos de terem complicações sérias em decorrência da gripe, como a pneumonia. É muito importante que a população compareça ao posto de saúde próximo de sua casa e se imunize”, ressaltou. Segundo a coordenadora, a expectativa do município para este ano é de que mais de 13 mil pessoas se imunizem.

No primeiro dia de campanha, o chamado “Dia D”, na última segunda-feira, mais de 200 pessoas se vacinaram somente na policlínica do centro. A dona de casa Zelinda Martins, de 65 anos, foi uma delas. Acompanhada do marido, Marcos Antônio Quintas, de 66 anos, a moradora do bairro Poço Fundo destacou o atendimento na policlínica. “Todo ano eu venho me vacinar aqui, é bem tranquilo. É muito importante a gente tomar consciência da importância de se precaver contra a gripe e cuidar da nossa saúde para viver melhor”, disse.

A vacina garante a imunização contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecida popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o Ministério da Saúde. Não devem se vacinar pessoas que apresentaram uma reação alérgica à proteína do ovo. A vacina também é contraindicada para quem já teve reações adversas a doses anteriores a um dos componentes da vacina. Nestas situações, a recomendação é passar por avaliação médica.

Os postos de saúde que já estão com doses da vacina disponíveis são: Porto do Carro, Baixo Grande, Vinhateiro, São João I e II, Campo Redondo I e II, Fluminense, Praia Linda, Balneário das Conchas, Porto da Aldeia e Poço Fundo.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem