Operação da Polícia Civil prende 12 pessoas em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio

Nesta quinta-feira (28), a Polícia Civil prendeu 12 pessoas em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Ao todo foram presos 25 na operação “Sudeste S/A”. Foram cumpridos todos os mandados de prisão contra contadores e empresários que, de acordo com a investigação, não pagavam impostos corretamente.

De acordo com as investigações da polícia civil, a quadrilha que agia nos quatro estados da Região Sudeste chegou a sonegar mais de R$ 80 milhões em impostos. O grupo conseguia informações privilegiadas. Um agente do escritório da receita estadual, em Cabo Frio, foi um dos presos na operação.

A polícia ainda não divulgou informações específicas da Região dos Lagos. Os 25 mandados de prisão e de busca e apreensão começaram a ser cumpridos no início da manhã desta quinta. Em uma casa em São Pedro da Aldeia, foi preso Jorge Cláudio Antunes apontando pela polícia como um dos contadores da quadrilha e responsável pela documentação para a abertura de empresas de fachada. O filho e a mulher do contador também foram presos. Todos negaram participação no esquema.

Em Cabo Frio, foram apreendidos documentos em um escritório de contabilidade. Segundo a polícia, em outro prédio funcionava uma das empresas de fachada, uma transportadora que emitia notas fiscais frias. Os quatro funcionários foram presos e, também, alegaram inocência.

Foram realizados mais de dois anos de levantamento fiscal e oito meses de investigação policial. O esquema funcionava geralmente de duas maneiras: grandes empresas criavam empresas menores em nomes de laranjas. Eram forjadas compras para conseguir abatimento do ICMS, ou eram vendidos produtos e emitidas notas fiscais frias para não pagar o imposto. Todos os presos foram indiciados por formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção e sonegação fiscal.

Créditos ao G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem