I Fórum Municipal discute a expansão da EJA com qualidade

O Fórum reuniu professores, normalistas, diretores de escolas, supervisores, e coordenadores da Educação de Jovens e Adolescentes no Teatro Municipal Drº Átila Costa, em São Pedro da Aldeia. Durante quase três horas foram discutidos os rumos da Educação para Jovens e Adultos no município aldeense. O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia, Evaldo Bittencourt abriu o evento e deu o tom das discussões: “Precisamos fazer coletivamente, com a troca de idéias e com a construção de projetos viáveis”, disse. Além dele, a professora Mônica Fiuza, coordenadora da EJA em São Pedro, o professor André Luiz Pestana de Lacerda do Instituto Federal Fluminense (IFF) e o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Renda de São Pedro da Aldeia, Dimas Tadeu também contribuíram para as discussões do Fórum. A secretária de Ação Social, Sandra de Badu esteve presente no evento.

Evaldo Bittencourt afirmou que é preciso expandir e qualificar a EJA e que para isto a secretaria de Educação está buscando parcerias, para um trabalho integrado com outras secretarias como a de Agricultura, Trabalho e Renda e a de Ação Social. Ele enfatizou a importância de todos saberem o que está acontecendo na EJA, a fim de que os problemas pudessem ser identificados, para então se pensar em políticas públicas municipais de qualidade para o setor. O secretário disse ainda que é imprescindível pensar alternativas para uma população que está excluída e dar voz a estas pessoas.

A professora e coordenadora Mônica Fiuza abordou questões como a inclusão da preparação do trabalho na matriz curricular e o currículo mínimo a ser implantado. Ela falou também sobre questões como o horário da entrada e de saída dos alunos, bem como horário da merenda. A aplicabilidade do conteúdo também esteve na pauta da coordenadora.

O professor Luiz Lacerda explicou como funciona o Programa Nacional de Integração da Educação Básica à Educação Profissional na modalidade EJA PROEJA FIC, do IFF em Cabo Frio. Segundo André, para a implantação do programa é preciso que haja uma parceria formal entre o município e o IFF. O objetivo do Proeja é oferecer qualificação profissional a jovens e adultos que tiveram a trajetória da formação interrompida, além de proporcionar aos candidatos a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Entre as ações anunciadas pelo secretário Dimas Tadeu, estão a inclusão do currículo do aluno formado pela EJA no Banco de Empregos Municipal e a emissão da Carteira de Trabalho. Dimas informou ainda que a prefeitura oferecerá, em breve, cursos de qualificação profissional para quem está fora do mercado de trabalho.

Durante as discussões diversos professores e diretores levantaram questões como o horário da merenda escolar, se deve ser no intervalo das aulas ou no início; o tempo de cada aula e quantas aulas deve ser dado em uma noite; o horário de saída dos alunos devido â escassez de ônibus; como ajudar os alunos dependentes químicos, entre outros. Ficou decidido que os diretores e professores discutirão os assuntos com os alunos e deste debate será elaborada a carta da EJA de cada escola. Esta carta será lida no próximo fórum, que deverá acontecer no mês de março.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem