Criminalidade é crescente na Zona Leste de São Pedro da Aldeia

A Zona Leste de São Pedro da Aldeia, a mais populosa da cidade (44,03% do total da população), engloba 12 bairros da cidade (Alecrim, Baixo Grande, Campo Redondo, Colina, Jardim Primavera, Parque Arruda, Parque Estoril, Ponta do Ambrósio, Porto do Carro, Recanto das Orquídeas, São João e Vinhateiro). A região está entre as mais violentas e controladas pelo tráfico. Foram mais de 15 ocorrências policiais noticiadas em menos de 2 meses, um retrato da falta de gerência das forças de segurança no local.

Enquanto o Estado está ausente, surge uma força de controle paralela que usufrui dessa brecha. O tráfico utiliza-se de menores de idade para fazer a distribuição de drogas e o porte delas, com isso resguardam os poderosos, os chefes, e utilizam-se do código penal para sua própria segurança. Esses do menor escalão da bandidagem são somente testa de ferro, os que levam o "chumbo grosso" e se sentem importantes de alguma forma em participar desse esquema de destruição.

Somente no mês de Novembro desse ano até hoje (05/12), o Diário Aldeense noticiou cerca de 12 ocorrências policiais na Zona Leste, sendo 6 delas só no bairro Vinhateiro. Esse indicador mostra a direção que os órgãos de segurança do Estado devem seguir para sanar ou pelo menos mitigar esse câncer que, se não for cuidado e retirado logo, poderá infectar e matar a cidade e seus habitantes de bem.

Um morador, que preferiu não se identificar, afirmou que sente medo e muita insegurança no dia a dia. "Quando saio para o trabalho bem cedo e volto tarde da noite não me sinto seguro como antes. A bandidagem está assustadora, o tráfico está intenso. Graças a Deus os moradores ainda são, pelo menos, respeitados. O trabalhador não merece passar por isso".

A preocupação com a segurança não deve ser algo de importância somente para os mais de 38 mil habitantes da Zona Leste e sim de toda a cidade. Se você souber de algo e quer contribuir para a segurança de sua família e de São Pedro da Aldeia, ligue para o disque-denúncia. O telefone é 0300-2531177, tem custo de ligação local, e o anonimato é garantido. Somente este ano, até o mês de Outubro, foram mais de 133.503 denúncias anônimas. Fazer ocorrência também é importante para os indicadores de violência oficias, pois somente assim o governo tem como traçar políticas de segurança mais eficientes.

Créditos ao Diário Aldeense

1 Comentários

  1. esse dik denuncia vai ajudar muito, colina principalmente esta muito perigosa, os criminosos tomaram conta dos bairros..tinham q colocar la um posto policial...ali na rua da paz no final tem um terreno enorme ...ali seria ideal pra esse posto policial..fica aq minha opiniao, abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem