São Pedro da Aldeia conta com Centro de Atendimento a Mulher

Centro de Atendimento a Mulher fica localizado no centro de São Pedro da Aldeia
As mulheres aldeenses já contam com atendimento especializado na área de saúde. A Prefeitura instalou o Centro de Atendimento a Mulher, localizado à Estrada do Porto, nº 36, no centro. O órgão, inserido no Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca), oferece tratamento ambulatorial de média complexidade por meio de encaminhamentos de outras unidades de saúde municipais. Os atendimentos são realizados por uma equipe de sete médicos especialistas nas diversas áreas da saúde da mulher, como ginecologista, obstetra, mastologista e pediatra. Entre os serviços oferecidos estão cirurgias ginecológicas, patologia cervical, coleta de preventivos, pré-natal de alto risco, teste do pezinho e planejamento familiar. O funcionamento é de 8h as 16h.

De acordo com a assistente social e coordenadora da unidade, Mirella Sampaio, a implantação do Centro foi uma grande conquista para o município. “A inauguração desta unidade reflete o compromisso do governo municipal em efetivar ações de saúde voltadas para a população feminina aldeense que precisa deste tratamento específico, diferenciado. O Centro é um dispositivo da rede de serviços de saúde do município que tem como objetivo complementar e ampliar as ações da Atenção Básica, garantindo maior conforto, qualidade de vida e humanização no atendimento das usuárias, além de assegurar a saúde da mulher e reduzir os casos de morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis”, declarou.

A coordenadora esclareceu que os atendimentos são feitos a partir do encaminhamento dos pacientes pelo posto de saúde. “A partir do encaminhamento há um agendamento mensal para os ambulatórios de cirurgia ginecológica, patologia cervical, coleta de preventivos, mastologia e pediatria. Esse agendamento ocorre toda última segunda-feira do mês. Mas há ambulatórios aqui no centro que não necessitam de marcação, a demanda é livre. É o caso da anemia falciforme, do planejamento familiar e do teste do pezinho. Em relação ao pré-natal de alto risco, a agenda fica aberta para a primeira consulta e o retorno é agendado pelo próprio médico”, finalizou.

A unidade dispõe ainda de três médicos que atuam, indiretamente, em procedimentos diversos e no auxílio a cirurgias. Há uma equipe multidiciplinar de cuidados à mulher, composta por uma enfermeira, uma assistente social e uma técnica de enfermagem, além de cinco funcionários de apoio da área administrativa. O grupo de planejamento familiar presta orientações e informações úteis sobre prevenção e métodos contraceptivos aos casais. O Centro tem capacidade de atendimento de, aproximadamente, 160 pacientes por semana.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem