Curtas aldeenses são selecionados para o Festival de Cinema da Costa do Sol

“Eu e você por um mundo melhor” e “Viagem pelos pontos turísticos de nossa aldeia”, foram os curtas inscritos e selecionados de São Pedro da Aldeia para participar da sexta edição do Curta Cabo Frio. Ontem foi apresentado o clip “Eu e você por um mundo melhor” e amanhã (5), será exibido “Viagem pelos pontos turísticos de nossa aldeia”, às 14h, no Teatro Municipal de Cabo Frio.

O objetivo do evento – que mantém sua essência de ser um encontro de exibição, debate e discussão – é descobrir novos talentos e difundir o audiovisual, valorizando a importância da produção nacional.

O clipe “Eu e você por um mundo melhor” tem duração de 2 minutos – também inscrito no “Concurso Ecovídeo das Escolas, na 4ª semana do meio ambiente – foi filmado ano passado pela professora Valéria Barboza e os alunos do 4° ano da Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva, como uma das atividades do Projeto Pedagógico com o mesmo nome. A intenção é possibilitar aos alunos a identificação e propostas para solucionar problemas socioambientais de São Pedro da Aldeia. A professora fez um trabalho de pesquisa com seus alunos, desde a história do bairro Poço Fundo, até os avanços e problemas ambientais vividos por sua comunidade. Esse projeto também foi premiado no último Prêmio Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia (SEMED).

O curta metragem “Viagem pelos pontos turísticos de nossa aldeia” com duração de 6 minutos e 49 segundos, é um documentário poético realizado com o apoio do NTM de São Pedro da Aldeia, pela professora Vanda Meirelles e seus alunos da EJA, da Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho, ano passado, como parte do projeto pedagógico “Aqui se faz a diferença”, também premiado no último Prêmio Educação. Esse documentário foi montado com poesias e pesquisas produzidas pelos alunos da EJA, inicialmente visando a participação no concurso do IFHAN 2011, surgindo então a ideia de produzir um curta metragem.

O Curta Cabo Frio é uma realização da EMES Entertainment com o apoio da Prefeitura e recebeu inscrições de todo o Brasil, durante o período de 10 de maio a 1° de julho, com destaque para os estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. No total, foram inscritos 680 curtas, médias e longas, que serão exibidos nas quatro mostras competitivas – Câmera Fotográfica/Celular; Curta Digital; Longa Metragem Digital e Curta Película – e não competitivas. Além dos vencedores dos prêmios inclusos em cada uma das categorias, o Curta Cabo Frio também premiará, com troféus, o Melhor Filme de Júri Popular, o Melhor Curta-Metragem produzido nas cidades da Região dos Lagos e os filmes feitos pelos alunos das escolas municipais de todo país, com o Prêmio Curta Escola.

Toda a programação do VI Curta Cabo Frio pode ser conferida no site http://festivalcurtacabofrio.com.br.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem