Curta aldeense fatura 1° lugar no Festival de Cinema da Costa do Sol

A 6ª edição do Curta Cabo Frio – Festival de Cinema da Costa do Sol – trouxe grandes novidades esse ano. Dentre elas, a inscrição e seleção de dois curtas aldeenses: “Eu e você por um mundo melhor” e “Viagem pelos pontos turísticos de nossa aldeia”. Ambos apresentados no Teatro Municipal de Cabo Frio. A intenção do evento – que mantém sua essência de ser um encontro de exibição, debate e discussão – é descobrir novos talentos e difundir o audiovisual, valorizando a importância da produção nacional.

Após o término do Curta Cabo Frio, o público em geral pode conhecer os ganhadores e, entre eles, na categoria Ensino Fundamental Curta Escola, o vídeo “Eu e você por um mundo melhor”, da professora Valéria Barboza, da E.M. Flonete Alexandrino da Silva. Essa foi a primeira vez que as escolas aldeenses participaram do evento.

- Além de ter sido uma surpresa, essa premiação foi uma grande alegria. Fomos assistir o Curta e vimos a qualidade dos filmes. É realmente muito gratificante para toda a equipe. Tive o apoio da direção da escola e tenho certeza que todos que participaram do projeto também estão radiantes. Nós desenvolvemos esse trabalho de abril a outubro do ano passado e, apesar de ter sido cansativo, acredito que conseguimos despertar a consciência de todos para a preservação ambiental – disse, feliz, a professora Valéria.

O clipe “Eu e você por um mundo melhor” tem duração de 2 minutos – também inscrito no “Concurso Ecovídeo das Escolas, na 4ª semana do meio ambiente – foi filmado ano passado pela professora Valéria Barboza e os alunos do 4° ano da escola, como uma das atividades do Projeto Pedagógico com o mesmo nome. A intenção é possibilitar aos alunos a identificação e propostas para solucionar problemas socioambientais de São Pedro da Aldeia. A professora fez um trabalho de pesquisa com seus alunos, desde a história do bairro Poço Fundo, até os avanços e problemas ambientais vividos por sua comunidade. Esse projeto também foi premiado no último Prêmio Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia (SEMED).

O Curta Cabo Frio foi uma realização da EMES Entertainment com o apoio da Prefeitura e recebeu inscrições de todo o Brasil, durante o período de 10 de maio a 1° de julho, com destaque para os estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Foram inscritos 680 curtas, médias e longas. O evento terminou no último dia 9.

No site www.curtaescola.com.br está com a seguinte descrição:

Premiados 2012

MELHOR FILME ENSINO FUNDAMENTAL I

ESCOLA MUNICIPAL FLONETE ALEXANDRINO DA SILVA

FILME: “EU E VOCÊ POR UM MUNDO MELHOR”


MELHOR FILME ENSINO FUNDAMENTAL II

ESCOLA MUNICIPAL AMÉRICO VESPÚCIO

FILME: RECESSO


MELHOR FILME ENSINO MÉDIO

ESCOLA ELZA MARIA SANTA ROSA BERNADO

FILME: O ALIENISTA


Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem