1º Atlas Histórico e Geográfico escolar de São Pedro da Aldeia é oficialmente lançado no II Literarte

1º Atlas Histórico e Geográfico de São
Pedro da Aldeia. Foto: Klayton Georgio
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia apresentou no II Literarte, realizado de 4 a 9 de Setembro, o 1º Atlas Histórico e Geográfico do município. O importante documento que vem complementar os escassos registros de dados e estudos sobre o município está dividido em quatro unidades, além de anexo, e aborda os Aspectos Gerais – símbolos municipais, localização, histórico administrativo, mapas e bairros –, os Aspectos Históricos – com vasto material sobre povos anteriores ao Contato com os portugueses que chegaram em 1500 ao país, demografia histórica, linha do tempo, e muito mais –, Aspectos Geográficos – relevo, vegetação, clima, hidrografia, uso do solo, economia, dentre outros assuntos – e uma unidade específica sobre a Educação em São Pedro da Aldeia. Além disso, é possível encontrar ainda relação dos prefeitos, histórico completo das escolas e muitas fotografias de pontos turísticos da cidade.

Apresentação do 1º Atlas Histórico e
Geográfico do município no 2º Literarte
foto: Klayton Georgio
O trabalho foi desenvolvido por profissionais competentes e pesquisadores da área de história e geografia. Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira, que é Mestre em História Social pela UFRJ e coordenador da pesquisa História da Aldeia de São Pedro, e Maria Catarina da Silva Azevedo, bacharel e licenciada em Geografia pela UFF, foram os profissionais responsáveis pela elaboração do conteúdo contido no Atlas que será entregue, de acordo com a Prefeitura Municipal, para todas as unidades escolares. “Existia uma série de reivindicações, de professores da rede, quanto à elaboração de materiais específicos sobre São Pedro da Aldeia”, explicou o professor Luiz Guilherme em relação à proposta de criação do Atlas. “É mais fácil e mais agradável para o aluno partir daquilo que é próximo para questões mais amplas”.


A Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia informou que além da distribuição do Atlas nas unidades escolares, o material também estará disponível para consulta na Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira Paulo no centro da cidade.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem