PRIMEIRA MÃO:São Pedro da Aldeia é a única cidade da Região dos Lagos a não alcançar a meta do Ideb para o 9 ano

O Ministério da Educação divulgou hoje (14/08) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 em todo o território nacional. Apesar das notáveis e lamentáveis deficiências da educação pública em nosso município como falta de escolas estruturadas e material de manutenção e trabalho, São Pedro da Aldeia bateu a meta de 4.5 estimulada pelo governo federal para o 5º ano (4ª série) e alcançou 4.7, o aproveitamento mais alto da cidade desde quando a pesquisa foi iniciada em 2005, resultado que equivale a meta projetada para 2013.

Em relação ao 9º ano (8ª série) o resultado não é tão animador quanto aos expostos anteriormente. São Pedro da Aldeia não atingiu a meta para o município de 3.9 e obteve 3.5, aproveitamento 10% menor do que o esperado. A cidade nunca conseguiu ultrapassar nenhuma meta desde o início do Ideb, fato que comprova a deficiência da continuidade na qualidade do ensino público que coloca os alunos em despreparo para sua continuidade na vida acadêmica. Apesar do governo municipal investir em palestras para os professores da rede, escolas continuam sem um espaço físico adequado para o ensino como quadras e laboratórios, além de professores desmotivados e mal remunerados. Dentre as escolas públicas, as que tiveram melhor aproveitamento foi a Escola Municipal Luiza Terra de Andrade com 4.6 e a pior foi a Escola Municipal Capitão Costa com 2.1.

Gráfio mostra evolução do cumprimento da meta Aldeense para o Ideb no 9º ano.
 Produção: Diário Aldeense
O Ministério da Educação (MEC) estipulou a meta nacional de 3.7 para todos os municípios em relação ao 9º ano (8ª série), São pedro da Aldeia foi a única cidade da Região dos Lagos a não alcançá-la, e como o Ideb mede também a taxa de reprovação, a tendência imediata, afirma ela, é de que as escolas tentem melhorar o fluxo de seus alunos para conseguir turbinar o desempenho. “A política imediata e mais fácil é aumentar a aprovação, sem que necessariamente venha acompanhada pela efetiva aprendizagem do aluno. De nada adianta passar alunos de série sem que eles tenham aprendido. Melhorar a aprendizagem em todos os níveis, porém, é muito mais difícil” disse Priscila Cruz, diretora do Instituto Todos Pela Educação.

Outras cidades
Na Região dos Lagos, microrregião que abrange São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Araruama, Arraial do cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e Saquarema, a cidade que obteve melhores índices em relação ao 9º ano foi Arraial do Cabo com 4.7, seguindo de Iguaba Grande e Saquarema com 4.1, Búzios com 4, Cabo Frio com 3.8 e São Pedro da Aldeia com 3.5. Já em relação ao 5º ano (4ª série) Saquarema assume a liderança com 4.8,  seguida de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio com 4.7, Búzios e Iguaba com 4.6 e Araruama e Arraial do Cabo com 4.5.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem