Aviação Naval comemora 96 anos nesta quinta-feira

Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia. Foto: Marinha do Brasil
O Comando da Força Aeronaval comemora, nesta quinta-feira (23), o 96º aniversário da Aviação Naval. A cerimônia militar acontecerá às 10h no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia e será presidida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim, com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto. O evento contará com desfile militar e de aeronaves.

Este ano, o evento marca uma nova etapa para a Marinha do Brasil: serão apresentados, oficialmente, os novos Helicópteros MH-16 “Seahawk”. Na ocasião, as aeronaves serão incorporadas ao Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1). As novas aeronaves irão substituir os SH-3A/B “Seaking”, que por mais de 40 anos prestaram bons serviços à Aviação Naval.

A cerimônia contará ainda com a participação do Comandante da Força Aeronaval, o Contra-Almirante Victor Cardoso Gomes entre outras autoridades civis e militares. Alunos da Escola Carneiro Ribeiro e militares da reserva também farão parte da comemoração. Já nesta terça-feira (21), às 19h, está programada uma Celebração Eucarística na Igreja Matriz, com a presença de aproximadamente 300 militares, representando todas as Organizações Militares do Complexo Aeronaval. A missa será celebrada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco.

Novas aeronaves

O MH-16 “Seahawk” possui características estruturais e de projeto que lhe conferem maior robustez, resistência e confiabilidade, tais como: redundância dos sistemas de controle de voo e sistemas hidráulicos; e tolerância balística das pás do rotor principal para calibres de até 20 mm. Seus equipamentos aviônicos e sensores são de última geração e podem ser armados com Metralhadora Lateral, Torpedos Anti-Submarino e Míssil Anti-Navio.

Desta forma, serão empregadas em proveito das Forças Navais, na “Amazônia Azul”, com a capacidade de realizar tarefas de detecção, localização, acompanhamento, identificação e ataque a alvos de superfície e submarinos, além de ações de busca e salvamento. As novas aeronaves, que chegaram no dia 30 de julho no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, vieram desmontadas e transportadas por aeronave da Força Aérea Norte Americana (C-17).

Aviação Naval

A Aviação Naval é composta pelo Comando da Força Aeronaval, sediada em São Pedro da Aldeia, à qual estão subordinadas as seguintes Organizações Militares: Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia (CeIMSPA), Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA) e cinco Esquadrões de Helicópteros e um Esquadrão de Aviões. Há, ainda, três Esquadrões de Helicópteros sediados em Manaus-AM, Ladário-MS e Rio Grande-RS subordinados aos Comandos dos 9°, 6° e 5° Distritos Navais, respectivamente.

Além das missões operativas que realizam com os Fuzileiros Navais ou embarcados nos navios da Esquadra e das Forças Distritais, as aeronaves da Aviação Naval também participam da busca e resgate de náufragos e embarcações em perigo nas áreas sob responsabilidade do Brasil no Atlântico Sul, fiscalização da navegação aquaviária marítima e fluvial, apoio à Defesa Civil na proteção e redução dos efeitos das calamidades públicas, apoio logístico em campanhas de saúde pública ou apoio a outras instituições públicas como a justiça eleitoral, em processos eleitorais, levando cidadania às comunidades isoladas. Participam, ainda, de importantes projetos nacionais como do Programa Antártico Brasileiro e de assistências médica e odontológica às comunidades ribeirinhas na Região Amazônica e no Pantanal Matogrossense.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem