CeIMSPA preparando-se para armazenagem de itens ESD(Eletrostatic Sensitive Devices)

foto: Comando da Força Aeronaval
O PAEMB (Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil) prevê a obtenção de novos meios aeronavais, os quais empregam, cada vez mais, componentes microeletrônicos que os habilitam a realizar complexas funções com extrema confiabilidade, ocupando pouco espaço na aeronave.

Mas, a tecnologia da microeletrônica possui um fator limitante e muito importante, que é a sensibilidade à eletricidade estática, através de descargas diretas ou pela influência de um campo elétrico. Os danos aos componentes microeletrônicos podem ser causados pelo manuseio e armazenagem incorretos.

Estes danos podem ser catastróficos (dano permanente e de fácil identificação) ou latentes (dano não imediatamente perceptível), sendo os segundos mais comuns e que representam maior risco à aviação.

Nesse cenário e considerando a incorporação das aeronaves MH-16 já no ano de 2012, o Centro de Intendência da Marinha em São Pedro da Aldeia adaptou seu Paiol Climatizado, instalando a Área de Proteção contra Descargas Eletrostáticas (APESD), que se destina a armazenar estes componentes sensíveis às descargas eletrostáticas. A ASPED, com área aproximada de 120 m², possui capacidade de armazenar, aproximadamente, 10.000 itens e conta, ainda, com uma sala com equipamentos que permitem o manuseio seguro dos componentes sensíveis.

Assim, o CeIMSPA, única Organização Militar de Intendência da Esquadra, está capacitado a armazenar e manusear os componentes sensíveis das aeronaves da Marinha do Brasil, contribuindo para o emprego e o preparo do nosso Poder Naval. "ABASTECER E APOIAR EM QUALQUER MOMENTO E LUGAR".

Créditos ao Comando da Força Aeronaval

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem