Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia inicia vacinação contra paralisia infantil neste sábado

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a vacinação contra a poliomielite neste sábado (16), dia D da Campanha em todo o país. A vacina é destinada a todas as crianças menores de cinco anos de idade. As duas gotinhas que protegem contra a paralisia infantil estarão disponíveis em todos os 26 postos de saúde do município das 08h às 17h. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público-alvo. A campanha segue até o dia 06 de julho.

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos César Machado, salientou a importância da vacina, que será feita em dose única de reforço. “Além de ser a melhor forma de prevenção contra o vírus causador da paralisia infantil, a vacinação também é uma oportunidade para atualizar o esquema das vacinas em atraso das crianças. Por isso é fundamental que os pais ou responsáveis não deixem de levar a Caderneta de Vacinação da criança para que os profissionais da saúde possam conferir as informações”, ressaltou.

A recomendação do Ministério da Saúdeé de que 45% da meta dos estados seja alcançada já no primeiro dia da Campanha. A poliomielite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente, crianças pequenas. Os sintomas iniciais são parecidos com uma gripe associada com náuseas, vômitos e dores abdominais.

Segue a relação dos postos de vacinação e horários de funcionamento:
Clique para ampliar

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem