São Pedro da Aldeia recebe oficina para micro e pequenos empresários

Cerca de 40 micro e pequenos empresários e empreendedores individuais de São Pedro da Aldeia participaram da oficina “Compra Mais – Compras Governamentais” realizada pelo Sebrae/RJ nos dias 21 a 25 de maio na Coordenadoria Municipal de Desenvolvimento Econômico (ACIASPA), localizada à Rua Glória Lobo, nº 360. O projeto tem como objetivo fomentar a participação das micro e pequenas empresas nas licitações públicas. Durante o curso, os empresários foram capacitados e receberam diversas orientações sobre Leis, jurisprudência e realizaram simulações. O Programa “Compra Mais – Compras Governamentais” é uma realização do Sebrae em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado e o município.
Foto: César Valente
O coordenador municipal de Desenvolvimento Econômico, Gilson Pessoa Brandão, comentou sobre a importância do evento. “Os empreendedores individuais e as micro e pequenas empresas são hoje peças fundamentais para o desenvolvimento econômico de uma cidade. No entanto, muitas vezes o papel desses empresários pode ser bastante confuso dentro desse contexto. A oficina veio justamente para explicar e desmistificar o papel desses empreendedores nas negociações públicas, trazendo informação, capacitação e orientação. Em contrapartida, nós, da administração pública, trabalhamos, cada vez mais, para organizar e aprimorar a gestão a favor dos pequenos negócios. Tanto que já implantamos a Lei Geral Municipal de incentivo às micro e pequenas empresas”, declarou.
Foto: César Valente
A consultora do Sebrae/RJ, Adriana Barreto, comentou sobre os objetivos da oficina. “A oficina é uma oportunidade para que esses micro e pequenos empresários, além do empreendedor individual, possam, efetivamente, se enxergar como potenciais fornecedores e como pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento do seu município. Porque, se eles estiverem preparados, automaticamente o município vai ter condições de identificá-los como fornecedores, seja de bens ou serviços. Para isso, o Sebrae oferece essa oficina de preparação, para que eles sejam fornecedores capacitados, cientes de que podem participar de processos licitatórios e de que existe uma legislação específica que os beneficia e cria um ambiente mais favorável para a realização de negócios com a administração pública”, disse.
Foto: César Valente
Barreto ainda destacou o perfil da turma e declarou que a oficina foi um verdadeiro desafio. “A turma de São Pedro da Aldeia foi um desafio para mim. Nós chegamos a ter 40 alunos na turma, com algumas poucas desistências. Cada município tem um perfil de empresário. O diferencial daqui é que nós tivemos muitos empreendedores individuais na sala. Todos querendo aprender tudo e empresários que nunca participaram de licitações. O curso é bastante complexo, nós tratamos de coisas que fogem até das pessoas que lidam todos os dias com a administração pública, como informações sobre leis, jurisprudência, processos e tipos de licitação, etc. O grande desafio não só da Coordenadoria como também meu, como consultora da Sebrae, foi, durante esses cinco dias, fazer com que todos assimilassem bem como se dá todo esse processo e qual o papel de cada um nesse contexto. E parece que a maioria caminhou positivamente. Foi muito produtivo”, finalizou.
Foto: César Valente
Após a oficina serão realizadas rodadas de negócios regionais, a fim de aproximar as micro e pequenas empresas dos compradores públicos. Em seguida, será organizada uma grande rodada nacional para permitir que os pequenos empreendimentos possam fechar negócios com compradores dos governos federal, estadual e municipal, além de empresas e órgãos públicos.
Para saber mais sobre as oficinas, acesse: www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro ou ligue 0800-570-0800 (Central de Relacionamento Sebrae/RJ).

Créditos à PMSPA - Raíra Morena

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