JESPA agita final de semana em São Pedro da Aldeia

Corrida simples, revezamento, corrida, salto à distância e arremesso de peso, foram algumas das modalidades de atletismo disputadas neste final de semana, durante os Jogos Escolares de São Pedro da Aldeia (JESPA), que ocorreram na pista de Atletismo da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAENSPA). O JESPA reuniu pais, alunos e amigos e agitou a cidade na véspera do Dia das Mães.

A prática de esportes é de extrema importância para manter mente e corpo sãos e, pensando nisso, os organizadores do JESPA em parceria com a BAENSPA, realizaram um encontro que mobilizou não somente as unidades escolares municipais, mas também as estaduais e particulares. O encarregado de Esportes da BAENSPA, Dustin Wallawer, destacou a importância do evento para o município:

- Quando a Secretaria de Educação nos solicitou a pista de atletismo para incluir a competição no JESPA 2012 ficamos bastante felizes em poder ajudar, pois a intenção é estreitar cada vez mais esses laços e trazer novas parcerias, inclusive com treinos. Sabemos da importância do esporte na vida das pessoas. Há 14 anos tive um derrame e hoje estou totalmente recuperado graças à prática do esporte e a boa alimentação – conta Dustin Wallauer, lembrando da preocupação da Base com a população local.

Leonardo Gunnar, 13 anos, e Gustavo Gunnar, 11 anos, são alunos da Escola Almirante Carneiro Ribeiro e filhos de Dustin Wallauer. Eles competiram no JESPA. “Eles são incentivados, se dedicam ao esporte e já sabem que isso é importante para o desenvolvimento e saúde deles”, explica Dustin.

Os alunos do NESPE – Núcleo de Educação Especial Pedro Paulo L. de Andrade –também marcaram presença no evento. Josias Ferreira Porto, 11 anos, e Thiago Ferreira Porto, 7 anos, que tem problemas visuais, participaram e se destacaram na competição. Josias conquistou o 1° lugar na corrida simples. A avó dos meninos, dona Neuza Pereira, acompanhou e torceu muito pelos netos. “Eles ficam super animados com essas competições e adoram participar. O esporte ajuda muito no desenvolvimento deles”, afirmou.

Ana Cláudia, professora de Josias e Thiago, disse que fica feliz de acompanhar o crescimento dos irmãos. “O esporte é ótimo para desenvolver mente e corpo, além, é claro, da questão motora. Acompanhamos isso de perto com eles”, falou, ressaltando que sempre procura estar presente nas competições.

Um ônibus com alunos e ex-alunos da E. M. Vidal de Negreiros, do bairro Alecrim, também prestigiaram o evento. O professor de Educação Física, Luiz Felipe, destacou que é fundamental a participação de todos.

- Tem alunos que não tem mais idade para competir, mas, comparecem para torcer e dar apoio aos colegas. Isso é muito legal. Essa mentalidade conseguimos amadurecer graças aos Jogos da Amizade, evento que acontece anualmente na escola – explicou.

Andréa Klein é mãe de Danton Klein, 11 anos, aluno do Colégio Disneylândia, que participou do revezamento e corrida. Para ela, o projeto é ótimo e a tendência é crescer cada vez mais. “É o primeiro ano que meu filho participa e achei bem válido. Ainda precisam ser feitos alguns ajustes, mas o importante é que já está acontecendo. A tendência é melhorar a cada edição”, disse.

O próximo JESPA acontecerá dia 26 de maio, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, às 8h, com a escolha do garoto e garota JESPA 2012 e dança estilo livre.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem