Campanha de Vacinação Contra a Gripe segue até o dia 25 de maio

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, até o dia 25 de maio, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A vacina está disponível em 25 postos de saúde do município, das 8h às 17h. Devem se vacinar idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de dois anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde. O “Dia D” da campanha aconteceu no último sábado (05) com equipes exclusivas para o atendimento em cada unidade de saúde. A mobilização, que está na sua 14ª edição, é uma iniciativa do Ministério da Saúde. A meta do Governo Federal é imunizar 80% dos mais de 30 milhões de pessoas consideradas vulneráveis à manifestação grave da gripe.
Foto: César Valente
A enfermeira Ana Cristina Melo, do posto de saúde do bairro Vinhateiro, comentou sobre a importância da mobilização. “A vacinação é fundamental, principalmente para esse grupo de risco, pois protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada. A campanha visa proteger essa parcela da população, reduzindo complicações respiratórias, como a pneumonia, mortes e internações em decorrência do vírus da Influenza. É importante que a população compareça ao posto de saúde mais próximo de sua casa portando seu cartão de vacinação”, disse.  Este ano, a vacina é trivalente e imuniza contra gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como “gripe suína”.
Foto: César Valente
O secretário de saúde do município, Carlos César Machado, destacou o grande investimento do Poder Público em ações de promoção à saúde e qualidade de vida dos munícipes. “Todo o ano o município adere à campanhas de saúde promovidas pelo Governo Federal. Por solicitação do Prefeito Carlindo Filho, a equipe de saúde municipal prioriza mobilizações de prevenção, bem estar e inclusão social em todas as faixas etárias. O nosso objetivo é proporcionar uma vida saudável para toda a população”, disse. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é a principal medida disponível para a prevenção da morbimortalidade por influenza e suas complicações.
Foto: César Valente
O eletricista Albertino da Silva, de 78 anos, já fez sua parte logo pela manhã do primeiro dia de campanha no posto de saúde do bairro Baixo Grande. “Imaginei que seria um dia com menos movimento e já me imunizei. Além disso, todo ano incentivo minha esposa a se proteger também. É importante tomarmos consciência da importância da vacinação e do cuidado com a saúde, se queremos ter uma vida mais tranqüila e saudável. Por isso, mantenho sempre meu cartão de vacinação em dia”, ressaltou.
Foto: César Valente
Não devem se vacinar pessoas que apresentaram uma reação alérgica à vacina ou algum de seus componentes. A vacina também é contraindicada para pessoas que estão com doenças agudas febris moderadas ou graves. Neste caso, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem