Todo o dia é dia de índio em São Pedro da Aldeia

A Secretaria Municipal de Educação aldeense está dando prosseguimento ao projetoTodo o dia é dia de índio, que começou ano passado. Nesta edição o projeto vai acontecer diretamente nas escolas. O evento, que já teve início na terça-feira, dia 24, e vai até o próximo sábado, dia 28, conta com palestras sobre a temática indígena com o índio pataxó Arassari e outros três índios da aldeia de Monte Pascoal, que fica em Porto Seguro (BA). Eles fazem apresentações de diversos rituais indígenas e brincadeiras para a garotada. Na ocasião os alunos também têm a oportunidade de conhecer de perto o artesanato da tribo.

Anneliese Lobo
          Para a Secretária de Educação, professora Alanna Frare, o projeto Todo o dia é dia de índio é a forma de promover o diálogo nas escolas sobre a verdadeira condição do índio na sociedade contemporânea brasileira e ainda resgatar a própria história de São Pedro da Aldeia. “A temática indígena propicia debates transversais e multidisciplinares. Com esse trabalho vamos despertar nos alunos aldeenses o interesse pela diversidade cultural do nosso país e, até mesmo, pela própria cultura local. Consequentemente, estamos promovendo uma valorização e respeito às nossas raízes. A intenção é ampliar ainda mais as discussões nas escolas”, ressalta.

Anneliese Lobo
            De acordo com a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação aldeense, Luiza Mendes, este ano vão participar escolas da rede municipal com turmas do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. De acordo com ela, a idéia de levar os índios às escolas surgiu para facilitar um contato mais estreito entre alunos e o grupo indígena. “Quando esses índios chegam às escolas, os alunos estão mais à vontade e, assim, as dúvidas e curiosidades afloram sem constrangimentos. No ano passado, como eram várias escolas juntas no Centro da cidade, nós percebemos que alguns ficaram intimidados em se aproximar”, explica.

Anneliese Lobo
            O evento já tem sido sucesso por onde passa e é o assunto mais comentado entre os alunos da rede municipal. Todos querem registrar o momento com uma fotografia ao lado dos índios e aproveitar para tirar dúvidas sobre como eles vivem na atualidade.

Anneliese Lobo
          Na Escola Municipal Vinhateiro os estudantes procuravam as diretoras da escola, Lenilce Magalhães e Sandra, para saber se os índios eram artistas. “Eles não estavam acreditando e ficaram encantados com as descobertas”, contam. Muitos nunca haviam visto um índio de perto e arrumados com vestes e adereços, como é o caso do aluno Gabriel Soares, de 14 anos. Ele fala que aprender assim é muito mais interessante do que apenas nos livros. “Aqui nós podemos tirar fotos, fazer um monte de perguntas, escutar a fala, abraçá-los. Eu gostei bastante de conhecer os brinquedos e colares deles”, falava empolgado depois de ter sido presenteado pelos índios com um “reptxoy” – espécie de apito que emita o som de pássaros.

Anneliese Lobo
          Carlos Victor, de 14 anos, e Marcos Azevedo, de 11, participaram da dança indígena e também foram presenteados: Carlos com um dardo e o Marcos com um lindo colar. “Nós adoramos a manhã de hoje e queremos muito que eles voltem outras vezes. Nós aprendemos várias coisas que não vamos esquecer”, garantem.

Anneliese Lobo
Confira a programação:
DataTurnoEscola
24/04ManhãE. M. Capitão Costa
24/04TardeE. M. de Educ. Integral Miriam A. Guimarães
25/04ManhãE. M. Vinhateiro
25/04TardeE. Mz. Lucinda Franciscone
26/04ManhãE. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes
26/04TardeE. M. Luiza Terra de Andrade
27/04ManhãE. Mz. Retiro
27/04TardeE. M. Vidal de Negreiros
28/04ManhãE. Mz. Paineira
28/04TardeE. M. Antônio Vaz da Silva


Anneliese Lobo

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem