Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove ações para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

Em homenagem ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretária de Saúde, promoverá nesta quinta-feira (26) atividades de promoção e prevenção à saúde na Praça Doutor Plínio de Assis Tavares, mais conhecida como Praça do Canhão, no horário das 9h às 15h. No local será montada uma tenda, na qual cerca de 10 agentes de saúde farão a aferição de pressão arterial, distribuição de informativos e orientações à população sobre riscos, sintomas e formas de controle da hipertensão. Um banner também será montado. O evento é aberto ao público.
A enfermeira e coordenadora do Programa Hiperdia de São Pedro da Aldeia, Maria das Dores Santos, comentou sobre a importância do evento. “Temos como objetivo educar a população quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta. A hipertensão é uma doença silenciosa e um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Ela não tem cura, mas tem tratamento. E ele nunca deve ser interrompido. Além dos medicamentos, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável. O evento é uma grande iniciativa do Prefeito Carlindo Filho em prol da qualidade de vida da população”, declarou.
Do total de mais de 9.000 pacientes que constam no Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos do município, mais de 6.000 são hipertensos. “Estamos no caminho para uma cobertura satisfatória nesta patologia, que se não for tratada pode provocar sérios danos à saúde. Com o devido controle e acompanhamento, podemos evitar AVCs, cegueiras, amputações, etc., visto que a prevenção é a única forma de evitar essas causas”, concluiu a coordenadora.
Entre as recomendações de especialistas para a prevenção e controle da pressão alta estão à aferição da pressão pelo menos uma vez por ano; a prática regular de atividades físicas; o controle do peso; adoção de uma alimentação saudável; redução do consumo de álcool; evitar o estresse e seguir, atentamente, as orientações do médico ou profissional da saúde.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem