Mais de 200 pessoas participam de evento sobre Hipertensão Arterial

Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (26/04), no período compreendido das 9h às 15h, na Praça Plínio de Assis Tavares (Praça do Canhão) evento de combate à hipertensão arterial para marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Foi montada uma tenda com 2 enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem que atendiam à população com verificação da pressão arterial, distribuição de informativos e orientação sobre riscos, sintomas e formas de controle da doença, os quais também constavam em um banner colocado no local.

A enfermeira e coordenadora do Programa Hiperdia de São Pedro da Aldeia, Maria das Dores Santos, fez a seguinte declaração sobre o evento: “Através desse projeto nós pudemos ter um contato maior e direto com a população, esclarecendo as dúvidas e orientando quanto à importância da prevenção e cuidados com a pressão alta. A hipertensão é uma doença silenciosa e um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Ela não tem cura, mas tem tratamento, que nunca deve ser interrompido. Além dos medicamentos, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.”

Mais de nove mil pacientes constam no Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos do município. Desse total, mais de seis mil são hipertensos. “Nós cadastramos e contabilizamos esses pacientes para conhecer e obter um controle maior da doença no município. Estamos no caminho para uma cobertura satisfatória nesta patologia, que se não for tratada pode provocar sérios danos à saúde. Com o devido controle e acompanhamento, podemos evitar AVCs, cegueiras, amputações, etc., visto que a prevenção é a única forma de evitar essas causas”, concluiu.

foto de César Valente


Conheça a Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças mais prelevantes no mundo, acometendo cerca de um terço da população adulta. Nas últimas décadas o número de hipertensos tem aumentado progressivamente devido a fatores como maior expectativa de vida, maior incidência de obesidade, sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Ela não apresenta sintomas claros e específicos, portanto, devemos medir nossa pressão pelo menos de 1 vez a cada 1 ou 2 anos. Se o paciente for obeso, fumante, diabético ou se tiver história familiar de hipertensão arterial, a pressão deve ser medida mais vezes, cerca de duas vezes por ano. Já os pacientes sabidamente hipertensos devem medir a pressão arterial pelo menos uma vez por semana para saber se a hipertensão está bem controlada. Lembre-se de medir sua pressão antes de esforços físicos, se expor a situações de alto estresse, ingerir bebida alcoolica, tragar cigarro, etc, pois esses fatores podem aumentar sua pressão e interferir no diagnóstico. 

 A hipertensão está associada a diversas doenças graves como: 

- Insuficiência cardíaca 
- Infarto do miocárdio 
- Arritmias cardíacas 
- Morte súbita - Aneurismas 
- Perda da visão (retinopatia hipertensiva) 
- Insuficiência renal crônica 
- AVC isquêmico e hemorrágico 
- Demência por micro infartos cerebrais. - Arteriosclerose 

 A hipertensão arterial raramente tem cura e o objetivo do tratamento é evitar que órgãos como coração, olhos, cérebro e rins, chamados de órgãos alvo, sofram lesões que causem as doenças descritas acima.

Créditos à redação do Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem