Secretaria de Educação aldeense promove encontros de professores

A Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio do Serviço de Primeiro Segmento, vai promover Encontros de Professores do 2º Ano do Ensino Fundamental, nos dias 30 de março, sexta-feira, e três de abril, terça-feira, na Casa do Educador Professora Ismênia Trindade dos Santos, das 8h às 11h30min.

 O Encontro, dentre outras ações, pretende analisar a filosofia e as diretrizes da proposta curricular do Ministério da Educação (MEC) para as turmas de 2º Ano de escolaridade. As professoras Maria Stela e Evana Peres, Coordenadoras do Serviço do 1º Segmento, explicam que o momento também será uma ótima oportunidade para promover a integração do grupo de professores que atuam nas turmas em questão. “O professor precisa administrar várias situações em sala de aula que, muitas vezes, o coloca em dúvidas sobre qual direcionamento deve seguir. Os Encontros Pedagógicos entram como uma excelente ferramenta de troca proporcionada pela Secretaria de Educação. Esse é o espaço em que o professor compartilha as dificuldades e encontra soluções”, sintetizam.

 Durante o evento, as Coordenadoras também farão análise dos estudos da educadora Emília Ferreiro sobre a Psicogênese da Língua Escrita e a aplicabilidade em sala de aula. De acordo com as Coordenadoras, serão, ao todo, quatro Encontros de Professores do 2º Ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo. Elas contam que o principal objetivo é acompanhar o progresso dessas turmas.

As turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental são avaliadas anualmente por meio da Provinha Brasil – uma avaliação da alfabetização proposta pelo MEC que ocorre em todo o país para facilitar na determinação de diretrizes pedagógicas e, assim, garantir a qualidade do Ensino nas turmas iniciais. Ainda de acordo com as professoras, os resultados dessa prova em São Pedro da Aldeia estão dentro dos limites desejáveis, mas elas reforçam que a meta é melhorar ainda mais. “A Educação tem que ser vista com bastante seriedade e nosso papel é buscar a excelência no Ensino. Essa é uma orientação da Secretaria de Educação e uma meta importante para as equipes de coordenação. Para atingirmos esse objetivo muitas ações têm sido desenvolvidas em nossa Rede, como o Reforço Escolar, iniciativa bem sucedida em São Pedro da Aldeia”, contam.

 Vale reforçar que os Encontros são voltados para todos os professores que atuam no 2º Ano de escolaridade do Ensino Fundamental na rede Municipal de São Pedro da Aldeia e todas as Unidades Escolares deverão enviar, pelo menos, um representante.

Datas e escolas agendadas: 

Dia 30/03/2012 – 6ª feiraDia 03/04/2012 – 3ª feira
E. M. Adalgiza da Silva LoboE. M. Antônio Rodrigues dos Santos
E. M. Antonio Vaz da SilvaE. M. Antônio Vieira de Andrade
E. M. Aurelino Martins dos SantosE. M. Carlota Rocha da Silva
E. M. Prof.ª Carolina Nazareth PinheiroE. M. Dulce Jotta de Souza
E. M. Elízio da Costa MoreiraE. M. Elízio Henrique Paiva
E. M. Flonete Alexandrino da SilvaE. M. Jardim Primavera
E. M. José GuimarãesE. Mz. Manoel Martins Teixeira
E. Mz. PaineiraE. M. Prof.ª Maria Celeste de Campos
E. Mz. PequiáE. M. Maria Roza Francisconi
E. M. Rubem Arruda CâmaraE. Mz. Paulo Roberto Marinho
E. M. Vidal de NegreirosE. Mz. Retiro
E. M. Manoel Moraes da SilvaE. M. São Francisco de Assis
E. M. Prof.ª Maria da Glória dos S. MottaE. M. Vinhateiro


Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem