Alegria e integração social marcam a abertura do carnaval em São Pedro da Aldeia

O carnaval começou animado em São Pedro da Aldeia. O bloco “Enlouquecidos do Samba” abriu a folia, nesta quarta-feira (15), às 19h, na principal avenida da cidade. O bloco, composto por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, agitou as ruas do centro.A  concentração aconteceu na Praça Hermógenes de Freitas. De lá, o trio elétrico seguiu para a Praça Drº. Plínio de Assis Tavares, conhecida como Praça do Canhão. Ao som de marchinhas, sambas e axé, os foliões esbanjaram alegria e animação por onde passavam. Cerca de 50 pessoas, entre pacientes, familiares e amigos, participaram da festa.
Foto: César Valente
De acordo com a coordenadora do programa de Saúde Mental do município, Marcela dos Santos, o objetivo do bloco, que já desfila a três anos na cidade, é promover a reinserção social dos pacientes. “A nossa cidade tem como tradição o carnaval de rua. E nós, da coordenação de Saúde Mental, queremos que os pacientes também participem e se integrem a sociedade. Queremos mostrar que o importante é a alegria e essa confraternização, de poder estar na rua e mostrar, naturalmente, que os portadores de transtorno mental são cidadãos como qualquer um de nós. Eles também têm alegria, criatividade e adoram se divertir”, comentou.
Foto: César Valente
Segundo a coordenadora do CAPs, Fátima Ribeiro, o desfile do bloco é o momento em que usuários, técnicos e familiares têm para extravasar e se divertir. “Estamos muito felizes em abrir, mais uma vez, o carnaval em São Pedro da Aldeia. Hoje os pacientes começam a reconhecer o seu espaço dentro da sociedade. O carnaval tem essa magia, da união, de podermos extravasar, colocar uma fantasia, brincar, pular, cantar e gritar. É nesse espírito que o ‘Enlouquecidos do Samba’ veio desfilar na avenida”, disse a psicóloga.
Foto: César Valente
Uniformizados, os foliões compareceram com colares havaianos, máscaras e enfeites de todas as cores. De acordo com Fátima, todos os acessórios e objetos foram confeccionados pelos próprios pacientes durante as oficinas terapêuticas do CAPs. O samba enredo do bloco também é de autoria de um paciente. Cristiano Lúcio de Carvalho produziu uma versão da música “Vai Sacudir, Vai Abalar”, da banda Cheiro de Amor, exclusivamente para o bloco. Este ano, Cristiano não pôde participar do desfile, mas, em seu lugar, Edna Rosa do Nascimento, paciente a 14 anos do CAPs, animou os foliões de cima do trio elétrico.

Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem