São Pedro da Aldeia também entra na rota da Operação Lobão

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro informou que 19 pessoas foram presas nesta quinta-feira durante a operação Lobão, realizada realizada pelas Corregedorias da Polícia Civil (Coinpol), Militar e Geral Unificada (CGU) e pela Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado e Inquéritos Especiais (DRACO/IE). Os presos são acusados de integrar milícias que atuam na Zona Norte. De acordo com a Polícia Civil, os chefes das três quadrilhas que agem na região de Brás de Pina e Cordovil já foram capturados.

Do total de presos, nove são policiais militares e um é civil. Outras 11 pessoas continuam foragidas, de acordo com a secretaria. As investigações que culminaram com a operação tiveram início há cinco meses, quando homens de um dos grupos paramilitares tentaram matar o "cabeça" do Bonde dos Galáticos, o sargento da Polícia Militar Márcio Gabriel Simão, o Marcinho do Quitungo ou Marcinho Vida Louca, um dos presos nesta quinta.

Polícia desmonta central de tv a cabo clandestina

Os outros dois grupos de milicianos são o Bando dos Irmãos Menezes, cujos líderes haviam sido capturados antes da operação ser deflagrada, e o Bonde 556 (em referência ao calibre do fuzil), considerado o mais violento dos três. O chefe do Bonde 556, o policial militar Anderson de Oliveira, o Mugão, já havia sido preso ao tentar matar um de seus rivais, e os PMs André Luiz Menezes e Adilson Menezes (os irmãos Menezes), foram presos na Operação Herdeiros, deflagrada pela Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg).

A Operação Lobão conta com 250 policiais civis e militares distribuídos em 62 viaturas que realizam buscas nas regiões de São Pedro da Aldeia, Magé, Cordovil, Brás de Pina, Guaratiba e Copacabana. Ainda estão foragidos um PM, um policial civil, um militar do Exército e mais nove pessoas. A ação conta com o apoio da SSINTE, da Seseg e de outras delegacias especializadas da Polícia Civil.

Entre os suspeitos, estão 10 policiais militares, dois civis e um militar do Exército. César Simão Cesáreo, irmão do chefe da milícia, foi preso em casa, no Conjunto João Paulo II. No local foram apreendidos documentos, como uma suposta planilha de pagamentos. Em sua casa foram apreendidas fardas da PM.

Uma central clandestina de sinal de TV a cabo foi estourada, na Estrada do Quitungo, número 325, em Cordovil. Um homem, identificado apenas como João Carlos, foi preso no local. Na operação um agente patrimonial também foi detido com uma arma, pois não apresentou o porte do armamento.

Créditos ao O Dia. Foto de Alexandre Brum

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem