Alunos aldeenses participam de Blitz Educativa

Alunos da Escola Municipal Paineira, de São Pedro da Aldeia, tiveram mais uma aula de cidadania, educação para o trânsito e educação ambiental. Dando continuidade ao Programa “Estrada para a Cidadania”, foi realizada a Blitz Educativa, no estacionamento do Shopping Graal Oásis, próximo à Praça de Pedágio da via Lagos. A intenção foi conscientizar os motoristas e proporcionar às crianças a vivência de conteúdos estudados em sala de aula. A ação Crianças Amigas da Estrada faz parte do Projeto da CCR Via Lagos – Concessionária do Grupo CCR e administradora da Rodovia dos Lagos – em parceria com a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia.

foto de Anneliese Lobo
Além de São Pedro da Aldeia, participaram também alunos de escolas de outros municípios. As crianças distribuíram mudas de espécies nativas da Mata Atlântica – a Cássia Amarela e o Flamboyant Amarelo. Foi um evento bastante animado que contou ainda com brincadeiras e muita informação. Um grupo de mascotes da Blitz Educativa também participou da festa e garantiu a alegria e descontração no local.

A Secretária de Educação, professora Alanna Frare, destaca a importância da parceria firmada desde o início do ano entre o Prefeito Carlindo Filho e a Concessionária. “O caminho é esse: a educação prévia para o trânsito dada aos nossos alunos que serão os motoristas de amanhã e o zelo pelo nosso Planeta”, fala a Secretária que lembra ainda dos vários projetos e programas do município. “A preservação ambiental é uma preocupação e um compromisso nosso. O Programa de Educação Ambiental da CCR Via Lagos complementa o trabalho que já desenvolvemos sobre Educação Ambiental, como os realizados no Horto-Escola-Artesanal e o projeto Pega Óleo, por exemplo, que abraçamos e já estamos colhendo muitos frutos positivos”, frisou a secretária que fez questão de receber os alunos em seu gabinete antes deles partirem para a Blitz.

O motociclista Israel Pereira de Souza que estava passando e resolveu parar e participar do evento elogiou o Projeto, “Eu achei muito interessante essa orientação dada aos motoristas e feita por crianças. Tenho uma filha de dois anos de idade e vou plantar essas mudas com ela. Assim, vamos contribuir com a melhoria do meio ambiente”, garantiu Israel com um sorriso no rosto.

foto de Anneliese Lobo
Já a motorista, do Rio de Janeiro, Edvânia Pereira da Silva, passou pelo local com seus dois filhos. Ela participou do “Teste da Blitz” e recebeu nota 10: estavam todos com seus devidos cintos de segurança, ela tinha sacola de lixo no carro, não utiliza celular ao volante e ainda garantiu que respeita as placas de sinalização. A Edvânia ganhou uma muda de Flamboyant Amarelo e prometeu que vai plantar. “Gostei tanto do trabalho realizado com esses alunos que até queria deixar os meus dois filhos aí para aprenderem mais com eles”, dizia empolgada. A motorista também deu nota 10 para a iniciativa.

A garotada cumpriu a tarefa e mostrou que aprendeu corretamente a lição. Os alunos ficaram empolgados com a atividade e já pensam em participar outras vezes. “Adoramos participar da Blitz. Assim a gente pode ensinar para os condutores tudo aquilo que aprendemos em sala”, diziam os alunos Giancarlo dos Santos e Isabela Bezerra. Já a pequena Lavinea de Oliveira destacou a importância de poder contribuir para a redução de acidentes e da oportunidade de pedir mais respeito ao Meio Ambiente. “Eu sinto que aqui, conversando direto com as pessoas, eu posso fazer muito mais. Tenho certeza de que agora eles vão ficar alerta e ainda vão plantar a mudinha que nós pedimos”, garantiu.


Créditos à PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem